top of page

INDISCIPLINA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: PROJETO TEMÁTICO DE INTERVENÇÃO

Jefferson Martins de Sousa

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7314668027743288

ORCID: https://orcid.org/0009-0005-0089-1581

E-mail: jeffersonmsfla@gmail.com

DOI-Geral: http://dx.doi.org/10.47538/RA-2023.V2N3
DOI-Individual: http://dx.doi.org/10.47538/RA-2023.V2N3-31


RESUMO:

O presente estudo relata a experiência de um docente de Educação Física no desenvolvimento e execução de um projeto temático de intervenção buscando superar a problemática da indisciplina discente na instituição escolar e, mais precisamente, durante as aulas de Educação Física Escolar. O seguinte projeto foi desenvolvido partindo de uma atividade do Programa de Mestrado em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e foi realizado em uma escola da rede de ensino do estado da Paraíba, localizada no sertão paraibano, no município de Sousa, escola está de ensino fundamental onde a turma escolhida foi uma turma de 6º ano. A turma tem entre 20 e 30 alunos frequentes. O projeto teve resultados exitosos com maior compreensão dos alunos e alunas acerca de sua indisciplina e como isso atrapalha o bom andamento das aulas. Cientes disso, os discentes melhoraram significativamente seus comportamentos durante as aulas de Educação Física Escolar.


PALAVRAS-CHAVE:

Indisciplina. Educação Física. Escolar.

BIOGRAFIA DO AUTOR:

Licenciado em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Docente Efetivo da Rede Municipal de Ensino da cidade de Patos - PB e, também, da Rede Estadual de Ensino do Governo do Estado da Paraíba com lotação no município de Sousa. Experiência em educação infantil e fundamental e trabalhos com crianças dotadas de necessidades educativas especiais - especialmente TEA, e em treinamento anaeróbico.

REFERÊNCIAS

CÂNDIDO, V. M. R. A incorporação de jogos cooperativos como instrumento de inclusão nas aulas de educação física. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Faculdade de Educação Física e Dança, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2023.


DA SILVA, J. et al. Ensino das lutas na Educação Física escolar: um relato de experiência fundamentado no ensino centrado no aprendiz. Revista prática docente, 2020, 5.2: 823-842.


FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo, Paz e Terra, 2009.

LOPES, F. F.; MIRANDA, Y. P. Indisciplina escolar: um entrave para o desenvolvimento da aprendizagem. VIII Congresso Nacional de Educação, Maceió – AL, 2022.


OLIVEIRA, M. T. G. M. A indisciplina em aulas de Educação Física: Estudo das crenças e procedimentos dos professores relativamente aos comportamentos de indisciplina dos alunos nas aulas de Educação Física do 2. º e 3º Ciclos do Ensino Básico. 2001.


SANT'ANA, A. S. S. et al. A indisciplina na educação física escolar. 2012.

Revista Amplamente v2n3.png

COMO CITAR:

SOUSA, J. M. Indisciplina nas aulas de Educação Física: projeto temático de intervenção. Revista Eletrônica Amplamente, Natal/RN, v. 2, n. 3, p. 495-503, jul./set. 2023

Publicado: 08/08/2023

LICENÇA:

 

Licença CC-BY-NC-ND

Todo o conteúdo desta Revista eletrônica está licenciado sob uma Licença de atribuição Creative Commons. Atribuição-NãoComercial-
SemDerivações 4.0 Internacional.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

Download

bottom of page