top of page

RECURSOS HUMANOS FRENTE AS NOVAS TECNOLOGIAS - POSTURAS E ATRIBUIÇÕES

Danilo Sobral de Oliveira

Faculdade Escola Sobral de Oliveira - FAESDO

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1635891041004372

ORCID: https://orcid.org/0009-0008-5928-442X

E-mail: danilo.sobralct@hotmail.com

Auridete Lima Fonteles

Faculdade Escola Sobral de Oliveira - FAESDO

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6692807644170116

ORCID: https://orcid.org/0009-0005-9734-8058

E-mail: aurydete@hotmail.com

Claudia Maria Pinto Costa

Faculdade Escola Sobral de Oliveira - FAESDO

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5366031094187795

ORCID: https://orcid.org/0009-0006-2217-7335

E-mail: claudinhapc@gmail.com

Karla Juliana Pinheiro Melo

Faculdade Escola Sobral de Oliveira - FAESDO

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4591562291754918

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9282-1951

E-mail: karlajulianapm@gmail.com

DOI-Geral: http://dx.doi.org/10.47538/RA-2023.V2N3
DOI-Individual: http://dx.doi.org/10.47538/RA-2023.V2N3-27


RESUMO:

O presente artigo tem como objeto de estudo a Relação dos Recursos Humanos e a Inteligência Artificial. O objetivo geral da pesquisa realizada foi verificar as vantagens percebidas na utilização da Inteligência Artificial no setor de Recursos Humanos. Nesse estudo, percebe-se a mudança no RH com a chegada das novas tecnologias, suas novas posturas e novas atribuições nas organizações. Deixando de ser um setor caótico e burocrático, o RH tornou-se um setor estratégico, e a IA possibilita a existência de decisões mais rápidas e eficazes, contribuindo para com o desenvolvimento da empresa e aproximando as pessoas. Muito embora a IA tenha trago vantagens para o RH, existem os riscos da novidade, a inteligência artificial traz uma sensação ilusória de que tudo se faz sozinho, porém apesar da praticidade, facilidade e rapidez da IA, o ser humano ainda tem o poder de decisão e escolha. Contudo, a IA veio trazer mais efetividade e maior a automatização dos processos, possibilitando mais agilidade e acertos nos procedimentos realizados na área de Gestão de Pessoas.


PALAVRAS-CHAVE:

Inteligência Artificial. Recursos Humanos. Vantagens.

BIOGRAFIA DO AUTOR:

Danilo Sobral de Oliveira

Doutorado em Ciências da Educação - Absoulute Christian University (em processo de reconhecimento/equivalência); Doutorado em Ciências Jurídica - Absoulute Christian University (em processo de reconhecimento/equivalência); Mestrado em Direito - Universidade Estácio de Sá (título reconhecido equivalente conforme processo aprovado da Plataforma Carolina Bori, Processo n 00163.2.31637/05-2021); Especialista em diversas áreas: Gestão Estratégica de Negócios; Gestão de Pessoas; Direito Constitucional c/ Abordagem em Assessoria Executiva de Relações Públicas; Tecnologias da Educação; Direito Público com ênfase em Direito Tributário; Gestão e Coordenação Escolar; Psicopedagogia Institucional; e, Gestão Ambiental. Graduação: Direito - Faculdade Estácio do Ceará; Licenciatura Plena em História - Faculdades Integradas de Patos; Curso Superior Sequencial de Gestão de Pessoas - Faculdade de Tecnologia e Educação de Goiás; Licenciatura em Pedagogia - Faculdade Kurios. Experiência Profissional: Diretor - SOBRAL ADVOCACIA; Professor da Faculdade Escola Sobral de Oliveira.- FAESDO e Instituto de Educação Sobral de Oliveira IESO. Áreas de Atuação: Gestão e Liderança; Coordenação Pedagógica; Docência; Direito e Processos Gerenciais. Principais Temas de Interesse: Direito; Meio Ambiente; Educação; Gestão e Coordenação; Processos Gerenciais; Liderança; Pesquisa, autor e escritor do Livro Direito Ambiental Avanços e Retrocessos.

Auridete Lima Fonteles

Possui Mestrado e Graduação em Administração de Empresas pela UNIFOR - Universidade de Fortaleza, Graduação em Gestão de Negócios pela Universidade Gama Filho . Especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela UNESA - Universidade Estácio de Sá. Professora universitária (graduação e pós) .Atuou como elaboradora de questões ENADE RH 2015 e como revisora pedagógica de itens no ENADE ADM 2018 e em 2022. Possui ampla experiência no segmento de Serviços Financeiros e Bancários, Serviços Educacionais, Avaliação Institucional Interna , Planejamento Estratégico e em Coordenação de Cursos: Graduação e Tecnólogo. Atuou no período de 2012 a 2020 como Instrutora e Consultora credenciada ao SEBRAE / CE . Também instrutora credenciada ao SENAC /CE .

Claudia Maria Pinto Costa

Possui Bacharelado em Química Industrial pela Universidade Federal do Ceará (1993), graduação em Licenciatura em Ciências - Curta pela Universidade Estadual do Ceará (1989), mestrado em Geociências (Geoquímica Ambiental) pela Universidade Federal Fluminense (1997) e doutorado em Geociências ( Geoquímica Ambiental) pela Universidade Federal Fluminense (2002). Atualmente é professora da Faculdade Escola Sobral de Oliveira e professora formadora da Universidade Estadual do Ceará. Experiência nas disciplinas: Química Geral; Química Inorgânica I e II; Química Analítica; Química Ambiental; Físico-Química; Metodologia de Prática em Ciências da Natureza; Metodologia da Pesquisa Científica; Estágio Supervisionado; Estatística; Calculo Diferencial e Integral II; Geociências e Geoquímica Ambiental.

Karla Juliana Pinheiro Melo

Mestre em Gestão de Negócios Turísticos pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Especialista em Consultoria Organizacional e Desenvolvimento Humano pelo Centro Universitário Estácio. Graduada em Administração pelo Centro Universitário da Grande Fortaleza. Atuou como professora da Universidade Federal do Cariri - UFCA, do Centro Universitário Ateneu - UniAteneu e do Centro de Estudos e Pesquisa em Eletrônica Profissional e Informática - CEPEP. Possui experiência em Coordenação de Intercâmbios pela TEA - Turismo Educacional e Aprendizagem e atuou em Consultoria Organizacional pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE.

REFERÊNCIAS

BARTUNEK, J. M.; SEO, M. Qualitative research can add new meanings to quantitative research. Journal of Organizational Behavior, v. 23, n.2, , mar., 2002.


COSTA, T. R.; FISCHER, A. L. E-RH: O Impacto da Tecnologia para a Gestão Competitiva de Recursos Humanos, 2002. Disponível em: <http://www.ead.fea.usp.br/tcc/trabalhos/Artigo_Tatiana%20Costa.pdf.> Acesso em: 10 mar. 2018.


DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Pesquisa Qualitativa- 2006, pág.170


KENOBY. Inteligência Artificial no recrutamento e seleção: Como aplicar?. Disponível em: <http://www.kenoby.com/blog/inteligencia-artificial-no-recrutamento-e-selecao/. > Acessado em: 11 de março de 2018.


MARTIN, J. A Grande Transição: usando as sete disciplinas da engenharia da empresa para reorganizar pessoas, tecnologia e estratégia. São Paulo: Futura, 1996.


MATEO-SIDRÓN, F. Tecnologia em RH: Necessidade Essencial Para o Século XXI. Rer. Valor Econômico,.15:1. maio de 2009.

 

MINSKY, M. (editor). Semantic information processing. Cambridge: The MIT Press, 1968.

 

MURILO, R., Inteligência artificial: entre a próxima revolução tecnológica e o fim da humanidade. disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/explicado/2017/02/07/ Intelig%C3%AAncia-artificial-entre-a-pr%C3%B3xima-revolu%C3%A7%C3%A3o-tecnol%C3%B3gica-e-o-fim-da-humanidade> Acessado em 22 mar. 2018.


NICOLAS, F. A Inteligência Artificial vai humanizar o RH. Revista Exame, 30 dez. 2017.


RICH, E.; KNIGHT K. Inteligência Artificial, Makron Books, São Paulo, 1994.

 

SCHUTZER, D. Artificial intelligence: an applications-oriented approach. New York: Van Nostrand Reinhold Company, 1987.

Revista Amplamente v2n3.png

COMO CITAR:

OLIVEIRA, D. S.; FONTELES, A. L.; COSTA, C. M. P.; MELO, K. J. P. Recursos humanos frente as novas tecnologias - posturas e atribuições. Revista Eletrônica Amplamente, Natal/RN, v. 2, n. 3, p. 439-452, jul./set. 2023.

Publicado: 08/08/2023

LICENÇA:

 

Licença CC-BY-NC-ND

Todo o conteúdo desta Revista eletrônica está licenciado sob uma Licença de atribuição Creative Commons. Atribuição-NãoComercial-
SemDerivações 4.0 Internacional.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

Download

bottom of page