top of page

ESTRATÉGIA EMPRESARIAL TENDO COMO REMUNERAÇÃO VARIÁVEL
A CHAVE DO SUCESSO

Danilo Sobral de Oliveira

Faculdade Escola Sobral de Oliveira - FAESDO

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1635891041004372

ORCID: https://orcid.org/0009-0008-5928-442X

E-mail: danilo.sobralct@hotmail.com

Ana Célia Lopes Cavalcante

Faculdade Escola Sobral de Oliveira - FAESDO

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9930888911115298

ORCID: https://orcid.org/0009-0007-4117-3281

E-mail: anaclcavalcante@gmail.com

Afonso Paulo Albuquerque de Mendonça

Faculdade Escola Sobral de Oliveira - FAESDO

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2439789028909541

ORCID: https://orcid.org/0009-0001-2038-019X

E-mail: afonsopaulomendonca@hotmail.com

Auridete Lima Fonteles

Faculdade Escola Sobral de Oliveira - FAESDO

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6692807644170116

ORCID: https://orcid.org/0009-0005-9734-8058

E-mail: aurydete@hotmail.com

DOI-Geral: http://dx.doi.org/10.47538/RA-2023.V2N3
DOI-Individual: http://dx.doi.org/10.47538/RA-2023.V2N3-22


RESUMO:

O presente trabalho desenvolveu-se a partir de referências bibliográficas pesquisadas sobre o tema remuneração variável; pode-se observar que, além da remuneração é necessário incentivar continuamente as pessoas para que alcancem metas e resultados desafiadores. A remuneração fixa funciona apenas como um fator higiênico. O sistema de recompensas deve possuir um programa de incentivos capaz de incrementar as relações de intercâmbio entre as pessoas e as organizações. Os novos métodos de remuneração incluem necessariamente a remuneração variável para incrementar resultados, criatividade, inovação, espírito empreendedor e iniciativa. Dentre os métodos de remuneração variável estão planos de bonificação anual, distribuição de ações da empresa aos funcionários, opção de compra de ações da empresa, participação nos resultados alcançados, remuneração por competência e distribuição de lucro aos funcionários. A escolha do método mais adequado depende diretamente das necessidades da organização e das pessoas. A remuneração não visa apenas recompensar as pessoas, mas tornar a sua vida mais fácil. A oferta de benefícios e serviços aos funcionários é uma forma indireta de remuneração. A remuneração variável vem ampliando sua participação nas organizações, de um lado, porque a bonificação – que antes se restringia apenas aos executivos – está sendo compartilhada com os demais funcionários da empresa, assim os mesmos façam por merecê-la. E, de outro lado, porque a participação nos lucros e resultados além de abranger os níveis administrativos e operacionais, ganhou dimensão maior nas empresas.


PALAVRAS-CHAVE:

Remuneração. Benefício. Estratégias.

BIOGRAFIA DO AUTOR:

Danilo Sobral de Oliveira

Doutorado em Ciências da Educação - Absoulute Christian University (em processo de reconhecimento/equivalência); Doutorado em Ciências Jurídica - Absoulute Christian University (em processo de reconhecimento/equivalência); Mestrado em Direito - Universidade Estácio de Sá (título reconhecido equivalente conforme processo aprovado da Plataforma Carolina Bori, Processo n 00163.2.31637/05-2021); Especialista em diversas áreas: Gestão Estratégica de Negócios; Gestão de Pessoas; Direito Constitucional c/ Abordagem em Assessoria Executiva de Relações Públicas; Tecnologias da Educação; Direito Público com ênfase em Direito Tributário; Gestão e Coordenação Escolar; Psicopedagogia Institucional; e, Gestão Ambiental. Graduação: Direito - Faculdade Estácio do Ceará; Licenciatura Plena em História - Faculdades Integradas de Patos; Curso Superior Sequencial de Gestão de Pessoas - Faculdade de Tecnologia e Educação de Goiás; Licenciatura em Pedagogia - Faculdade Kurios. Experiência Profissional: Diretor - SOBRAL ADVOCACIA; Professor da Faculdade Escola Sobral de Oliveira.- FAESDO e Instituto de Educação Sobral de Oliveira IESO. Áreas de Atuação: Gestão e Liderança; Coordenação Pedagógica; Docência; Direito e Processos Gerenciais. Principais Temas de Interesse: Direito; Meio Ambiente; Educação; Gestão e Coordenação; Processos Gerenciais; Liderança; Pesquisa, autor e escritor do Livro Direito Ambiental Avanços e Retrocessos.

Ana Célia Lopes Cavalcante

Mestrado em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB; Licenciada em Ciências - Biologia e Química (UECE); Especialista em Atendimento Educacional Especializado (UFC);Especialista em Gestão e Avaliação da Educação Pública (UFJF); Especialista em Docência do Ensino Superior pela Kurios; Especialista(em andamento) em Educação Ambiental (UECE); Professora formadora no programa da Universidade Aberta do Brasil (UAB- CNPQ); Professora do programa PARFOR (UFC); Consultora na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, Educação Inclusiva, Educação Ambiental, formação de Professores para o Atendimento Educacional Especializado - AEE; Consultora de Organizações da Sociedade Civil - OSC para elaboração, monitoramento e avaliação de projetos sociais; Integrante do grupo de estudos: EDUCAMPO - UFC.

Afonso Paulo Albuquerque de Mendonça

GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA E BACHARELADO EM FILOSOFIA PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ ;GRADUAÇÃO EM DIREITO PELA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA ;DOUTORANDO EM CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS; MESTRE EM DIREITO CONSTITUCIONAL PELO IDP;ESPECIALISTA EM DIREITO PÚBLICO E PRIVADO;ADVOGADO MASTER DO ESCRITÓRIO ALBUQUERQUE ADVOGADOS (escritório com atuação em TRABALHISTA, TRIBUTÁRIO, PREVIDENCIÁRIO, ADMINISTRATIVO, IMOBILIÁRIO E PENAL);PRESIDENTE DO INSTITUTO BRASILEIRO DE DIREITO DAS TELECOMUNICAÇÕES;EX CHEFE DO NÚCLEO DE CONTROLE DE PROCESSOS DA AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES;EX PRESIDENTE DA COMISSÃO DE DIREITO ADMINISTRATIVO DA OAB/CE;COMPLIANCE OFFICER EM DIVERSAS EMPRESAS;PRESIDENTE DO AUTOPOIESIS INTERNACIONAL INSTITUTE;PALESTRANTE EM DIVERSOS CURSOS E TREINAMENTOS, DENTRE ELES ROTINAS TRABALHISTAS, COMPLIANCE OFFICER, LGPD, DPO E CÁLCULOS TRABALHISTAS;COORDENADOR DA PÓS-GRADUAÇÃO JURÍDICA DA UNIATENEU;PROFESSOR DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIATENEU;PROFESSOR DA GRADUAÇÃO DA UNIATENEU;PROFESSOR DE CURSOS PREPARATÓRIOS PARA CONCURSO;AUTOR DE VÁRIOS TÍTULOS PUBLICADOS; CONFERENCISTA; DIRETOR JURÍDICO DO SINDEPRH - SINDICATO DOS TRABALHADORES DE DEPARTAMENTO PESSOAL E RECURSOS HUMANOS.

Auridete Lima Fonteles

Possui Mestrado e Graduação em Administração de Empresas pela UNIFOR - Universidade de Fortaleza, Graduação em Gestão de Negócios pela Universidade Gama Filho . Especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela UNESA - Universidade Estácio de Sá. Professora universitária (graduação e pós) .Atuou como elaboradora de questões ENADE RH 2015 e como revisora pedagógica de itens no ENADE ADM 2018 e em 2022. Possui ampla experiência no segmento de Serviços Financeiros e Bancários, Serviços Educacionais, Avaliação Institucional Interna , Planejamento Estratégico e em Coordenação de Cursos: Graduação e Tecnólogo. Atuou no período de 2012 a 2020 como Instrutora e Consultora credenciada ao SEBRAE / CE . Também instrutora credenciada ao SENAC /CE .

REFERÊNCIAS

BECKER, B. E. Gestão Estratégica de Pessoas com “Scorecard”. Rio de Janeiro: Elsevier, 2001.

BOHLANDER, G. W. Administração de Recursos Humanos / George Bohlander, Scott Snell, Arthur Sherman. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.


CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas. São Paulo: Campus,2004.


CHIAVENATO, I. Recursos Humanos. São Paulo: Atlas, 2000.


CHIAVENATO, I. Administração de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 1981.


MARRAS, J. P. Administração da Remuneração. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.


WOOD JUNIOR, T. Remuneração e Carreira por habilidades e competências: preparando a organização para a reta das empresas de conhecimento intensivo / Thomaz Wood Junior; Vicente Picarelli Filho - São Paulo: Atlas, 2004.


WOOD JUNIOR, T. Remuneração Estratégica: a nova vantagem competitiva / Thomaz Wood Junior; Vicente Picarelli Filho – São Paulo: Atlas, 2004.

Revista Amplamente v2n3.png

COMO CITAR:

OLIVEIRA, D. S.; CAVALCANTE, A. C. L.; MENDONÇA, A. P. A.; FONTELES, A. L. Estratégia empresarial tendo como remuneração variável a chave do sucesso. Revista Eletrônica Amplamente, Natal/RN, v. 2, n. 3, p. 343-368, jul./set. 2023.

Publicado: 08/08/2023

LICENÇA:

 

Licença CC-BY-NC-ND

Todo o conteúdo desta Revista eletrônica está licenciado sob uma Licença de atribuição Creative Commons. Atribuição-NãoComercial-
SemDerivações 4.0 Internacional.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

Download

bottom of page