top of page

SOCIEDADE UNIDIMENSIONAL: O IMPACTO DO PROGRESSO TRANSFORMANDO RAZÃO EM SUBMISSÃO NA PERSPECTIVA DE MARCUSE

Janete Cassimiro Cardoso

Faculdade de Inhumas - Facmais

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5091219363085808

ORCID: https://orcid.org/0009-0009-2496-2179

E-mail: jcassimirocardoso@gmail.com

Daniella Couto Lôbo

Pontifícia Universidade Católica de Goiás -PUC Goiás

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8472764115739789

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4512-6745

E-mail: danielacouto@facmais.edu.br

DOI-Geral: http://dx.doi.org/10.47538/RA-2023.V2N3
DOI-Individual: http://dx.doi.org/10.47538/RA-2023.V2N3-03


RESUMO:

O estudo apresentou o impacto do progresso transformando razão em submissão na perspectiva de Marcuse, bem como, a influência do neoliberalismo na educação. Fundamenta-se na obra ‘O homem unidimensional’. Lança luzes sobre a influência do meio de produção evidenciado pela globalização e sua repercussão na educação. A problemática refere-se à visão dos valores de mercado atuando como condicionantes dos indivíduos. Objetivou-se analisar as formas subjetivas e concretas de controle social, incluindo sua ação na educação, através da reprodução hegemônica. De modo específico, compreender o papel da globalização e situar o impacto da cultura industrial e do consumismo em detrimento da racionalidade crítica; indicar os aspectos do progresso capitalista e suas implicações na autonomia, liberdade e individualidade. A análise resultou na compreensão de que as organizações sociais capitalistas com sua governança amordaçam e subordinam os indivíduos com falsas necessidades, tolhendo a possibilidade de aflorar a consciência de emancipação social. Evidenciou-se que a ausência de questionamento conduz a uma ação de controle e, as desigualdades educacionais se configuram reflexo de formas subjetivas controladoras. Concluiu-se que a educação possui um papel fundamental na transformação dessa realidade de desigualdades e de indivíduos acríticos. Dessa forma, se abrirá espaço para o resgate da autonomia do sujeito sendo-lhe ofertada uma educação de qualidade e que contempla a formação integral, não somente preparação para o mercado em expectativas preditas pela globalização.


PALAVRAS-CHAVE:

Sociedade. Capitalismo. Unidimensional. Controle Social. Educação.

BIOGRAFIA DO AUTOR:

Janete Cassimiro Cardoso

Mestranda em Educação pela Faculdade de Inhumas (FacMais), Graduada em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), licenciada em Pedagogia pelo Instituto de Ciências Sociais e Humanas, Instituto Superior de Educação, (CESB). Pós-graduada em: Docência do Ensino Superior pela Universidade Candido Mendes; Gestão e Orientação Educacional pela Faculdade Uni Saber e Especialização em Língua Ingesa pela Faculdade do Noroeste de Minas (FINOM). Professora efetiva da Secretaria do Estado de Goiás atuando no ensino fundamental e ensino médio. 

 

Daniella Couto Lôbo

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás(PUC-Goiás). Docente Permanente no Programa de Pós- Graduação em Educação /Mestrado Acadêmico da Faculdade de Inhumas (FacMais), onde integra a Linha de Pesquisa Educação, Instituições e Políticas Educacionais e coordena o projeto de pesquisa: Políticas públicas e o direito à educação: desdobramentos na Educação Básica. Associada à ANPED, coordenadora do GT 14 Sociologia e Filosofia da Educação da ANPED/Centro Oeste (2023-2025). Email: coutolobo@gmail.com.Interessa-me pesquisas com os temas: Educação básica, Politicas educacionais, Cultura, Instituições educativas e Poder.

REFERÊNCIAS

ADORNO, T. W. Indústria Cultural. São Paulo: Editora Unesp, 2020.


ADORNO, T.W.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.


AMARAL, J. J. F. Como fazer uma pesquisa bibliográfica. 2007. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/150/o/Anexo_C5_Como_fazer_pesquisa_bibliog rafica.pdf. Acesso em: 20 de janeiro de 2023.


CORRÊA, V. Globalização e Neoliberalismo: O que isso tem a ver com o professor? Rio de Janeiro: Quartet, 2000.


GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.


MAAR, W.L. A produção da "sociedade" pela indústria cultural. Revista Olhar. São Carlos, v. 3, p. 84-107, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/zwmw6CFVH4zMQ9RW8zvGvMf/?lang=pt&format=pdf.Acesso em: 14 de fevereiro de 2023.


MARCUSE, H. Eros e Civilização. Uma Interpretação Filosófica do Pensamento de Freud Trad. ÁLVARO CABRAL. 6ª edição. Título original: EROS AND CIVILIZATION A Philosophical Inquiry into Freud, 1975.


MARCUSE, H. O homem unidimensional: estudos da ideologia da sociedade industrial avançada. Trad. ROBESPIERRE DE OLIVEIRA, DEBORAH CHRISTINA ANTUNES E RAFAEL CORDEIRO DA SILVA. São Paulo: EDIPRO, 2015.


MARCUSE, H. Cultura e sociedade. Trad. WOLFFGANG LEO MAAR, ISABEL MARIA LOUREIRO, ROBESPIERRE DE OLIVEIRA. v.2. São Paulo: Paz e Terra, v.1, 1998.


MARTINS, A, S. et al. Mudanças na educação básica no capitalismo neoliberal de Terceira Via no Brasil. In: MARTINS, A. S. NEVES, L. M. W. (Orgs). Educação. 2015.


NEVES, L. A nova pedagogia da hegemonia no Brasil. Perspectiva, Florianópolis, v. 29, n. 1, p. 229-242, jan./jun. 2011.


SOARES, P.S.G.; OLIVEIRA, R. S. Contribuições teóricas de Marcuse sobre as novas formas de controle e dominação nas sociedades capitalistas. Revista Dialectus. Ano 8. n.14, jan/jul. p. 91-109, 2019. Disponível em: https://app.amanote.com/v4.0.33/research/notetaking?resourceId=IJLj13MBKQvf0Bh i4tuJ. Acesso em 14 de fevereiro de 2023.

Revista Amplamente v2n3.png

COMO CITAR:

CARDOSO, J. C.; LÔBO, D. C. Sociedade unidimensional: o impacto do progresso transformando razão em submissão na perspectiva de Marcuse. Revista Eletrônica Amplamente, Natal/RN, v. 2, n. 3, p. 32-47, jul./set. 2023.

Publicado: 05/07/2023

LICENÇA:

 

Licença CC-BY-NC-ND

Todo o conteúdo desta Revista eletrônica está licenciado sob uma Licença de atribuição Creative Commons. Atribuição-NãoComercial-
SemDerivações 4.0 Internacional.

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

Download

bottom of page